Translate

sábado, 21 de setembro de 2013

21 de Setembro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

21 de Setembro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência
Hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes.
Muitas pessoas que estão estudando Tecnologias Assistivas não sabem disto.
E você? Você sabe como se originou esta data?
Quando tudo começou?
Este dia foi criado por estar próxima de dias que representam a renovação do Meio Ambiente – Dia da Árvore e início da Primavera na maioria dos Estados Brasileiros -  representava então o início da busca pelos direitos de Cidadania, isto em 1982, segundo os historiadores sócias, mas a data só foi oficializada em 2005, pela   Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho daquele ano. Os Direitos dos Deficientes são garantidos na Constituição Federal de 1988, mas ao longo dos anos receberam apoio de outras Leis Federais.
Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.
Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.
Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais para os Surdos:
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
É válido lembrar que no Brasil, aproximadamente 24,5 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência (Fonte: IBGE).
O PSICOTEC, através de seus Líderes, Pesquisadores, Colaboradores, Agentes Técnicos e alunos parabenizam  as Famílias que buscam o Direito de seus membros e não abrem mão de defender as pessoas que amam. Afinal, acreditamos que antes de ser um membro da Sociedade, cada pessoa, independente de sua condição física ou neurológica, é membro participante de um Lar e como ser amado por alguém, deve ser respeitado pelos demais membros dos grupos sociais em que eles estão inseridos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário