Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS COM O GRUPO DE PNE - Bernardo Santos

Bom dia colegas!!!! Entrei há pouco tempo nesse grupo de pesquisa e começo a partir de hoje a colaborar com o nosso blog escrevendo textos ou publicando notícias sobre a temática. Essa experiência está permitindo um novo olhar sobre o grupo de portadores de necessidades especiais (PNE). Pensar sobre eles, sobre a vida e a educação está sendo um grande aprendizado.
Fiquei pensando quais foram as experiências que tive com o grupo de PNE, e percebi que tive várias: já convivi com amigos, amigos dos amigos, colegas de trabalho, alunos que possuíam deficiências em maior ou menor grau. Nunca os tratei como diferentes, apenas com respeito e dignidade como todas as pessoas devem ser tratadas, mas certo de que eles possuíam algumas limitações e que eu estava ali para ajudá-los no que fosse necessário.
Dois momentos marcaram minha trajetória pessoal e profissional com relação aos PNE e que foram fundamentais para eu buscar capacitação no atendimento desse grupo. O primeiro, quando ainda estagiário na Biblioteca Pública do Amazonas em 1999, organizei junto com uma das minhas “mestras” de profissão os primeiros materiais que chegavam para a implantação do projeto da Biblioteca Braille. Aqueles materiais despertaram uma curiosidade: como pessoas “cegas” conseguem ler e escrever?
O segundo, já atuando como profissional e trabalhando com atendimento ao público numa biblioteca da Zona Leste de Manaus, conheci alguns “cegos” que me procuravam nesse espaço para orientá-los nas suas pesquisas e ler em voz alta as respostas dos exercícios dos seus livros didáticos. Eles já levavam todo o seu material e só faziam transcrever tudo para o Braille.
Observando como eles escreviam rápido naquela coisa que eu chamava de “maquininha” (hoje sei que é a reglete e a punção), perguntava: - Como vocês conseguem escrever nisso aí? É muito difícil? Eles respondiam: - Não Bernardo, mas também não é fácil. Então eu falava: - Um dia ainda vou aprender a linguagem de vocês!!!!

E esse dia chegou...Olhem onde estou agora!!!! Está sendo ótimo participar desse projeto do Psicotec!!!!

3 comentários:

  1. Maravilhada Bernardo, com este relato de experiência com Pessoas com necessidades especiais. Observando tuas palavras é fácil entender o quanto estas pessoas marcaram tua vida e mudaram tua trajetória profissional.
    Um artigo pessoal mas que pode ser levado para todas as pessoas, mostrando que se capacitar para lidar com PNE é uma obrigação Social prazerosa.
    Maravilha esta história.
    Mais uma vez, seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Bernardo!! Parabéns!! Apareça no Núcleo!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir